Banho Sonoro: Porque Você Deveria Experimentar
como uma prática vibracional ancestral executada com instrumentos modernos pode lhe trazer inúmeros benefícios
Como já escrevi aqui, sempre fui muito ligado em música, mas nunca me aventurei a aprender um instrumento mais a fundo, como piano ou violão.
Talvez por esse motivo a vida me apresentou um instrumento peculiar, muito fácil de tocar, de som muito agradável e acessível: a tigela de cristal de quartzo.
Me apaixonei por ela, e desde que comecei a tocar em 2008 nunca mais parei. Minha coleção atualmente contempla tigelas de cristal de várias notas musicais, tamanhos e tipos.
Quando eu e a Rita começamos a tocar, foi natural atender pedidos de amigos que também gostariam de receber a sonoridade das tigelas. Não era um som que poderia ficar só entre eu e ela. Ele queria se expandir.
Com o tempo, estruturamos uma sessão compondo uma história contada por várias tigelas e instrumentos de quartzo, e assim nasceu o nosso banho sonoro.
Foi na verdade uma grande oportunidade para colocar o som das tigelas de cristal a serviço das pessoas e comunidades, uma coisa que eu sempre sonhei.
Mas então o que é um banho sonoro?
O que é um banho sonoro
O nome já diz tudo né?
No banho, recebemos a água no corpo e sentimos os benefícios desse contato. Relaxamos, principalmente em um banho quentinho.
O banho de som, ou banho sonoro, é a mesma coisa. Fechamos os olhos e recebemos no corpo as vibrações sonoras. Não precisamos fazer nada, a não ser ficar em uma postura receptiva, relaxar e ficar em silêncio.
É uma experiência imersiva, de autocuidado e entrega. Uma ferramenta que pode ser extremamente útil como tratamento complementar.
É executada por facilitadores com formação em cursos abertos, sem reconhecimento formal das instituições de ensino.
Faz parte do campo do sound healing, ou terapia do som, que não pode ser confundido com a musicoterapia. Os banhos sonoros não são uma atividade da musicoterapia, porque não são executados por um musicoterapeuta qualificado.
Quais são as origens do banho sonoro?
Não se sabe exatamente como ele surgiu. O que sabemos é que a humanidade sempre usou o som e a música de muitas formas, desde o início. Um dos indicativos é o instrumento musical mais antigo conhecido - uma flauta de osso, de cerca de 40.000 anos atrás.1
Somos seres musicais por natureza, nossa relação com o som e as diversas formas de manifestação afeta todos os aspectos da nossa vida - afinal, o som é uma das bases mais importantes da nossa comunicação.
Assim, não é de se espantar que todas as civilizações antigas tenham tido uma relação profunda com o som e a música, usando-os em cerimônias e ritos de passagem, celebrações, funerais, preparação para a guerra e rituais de cura.
Para isso desenvolveram, cada um de acordo com a sua própria manifestação artística, instrumentos musicais que foram se aperfeiçoando ao longo dos séculos e que chegaram até os tempos atuais.
Mais recentemente, a partir do final da década de 60, o som como modalidade terapêutica começou a ser conhecido pelo mundo ocidental, com a popularização de instrumentos como a tigela de metal. Foi o início do movimento do sound healing, nos EUA.
É um trabalho místico, esotérico, new age ou religioso?
Não. Ele é um tipo de trabalho que não tem rótulo, porque é para todos.
Ele pode estar nos rituais, das cerimônias, das magias, do movimento da nova era e das igrejas.
Mas também pode estar no SUS, nas prisões, nos hospitais, nas polícias, nas escolas, nas comunidades carentes e minorias.
O som não discrimina, simplesmente beneficia quem recebe. Todos deveriam ter o direito de experimentar um banho sonoro bem feito um dia na vida.
Como funciona um banho sonoro
Normalmente o participante deita em um colchonete e recebe as vibrações nessa posição durante um período de tempo que pode variar de 40 min a duas horas, sendo mais comum a duração de uma hora.
A indicação é de uso de roupas confortáveis, sempre de acordo com a estação. Uma dica essencial: relaxar faz com que a gente sinta frio.
A participação é na maior parte do tempo passiva. A pessoa simplesmente deita (de preferência) e se coloca numa posição receptiva. Essa postura é fundamental para obter os efeitos benéficos.
Alguns banhos sonoros finalizam com o facilitador pedindo que os participantes entoem uma vogal ou cantem um mantra.
Instrumentos utilizados
Os instrumentos utilizados em banhos sonoros são geralmente tigelas de cristal de quartzo, taças de metal, gongos, tambores, didgeridoos, entre outros. Eles criam uma paisagem sonora característica, com tons suaves sobrepostos e harmonizados.
Eventualmente instrumentos melódicos como flautas podem ser utilizados, sendo as mais comuns as flautas nativas americanas. Outros instrumentos de cordas como harpas, cellos, violões e a voz humana também podem fazer parte de um banho sonoro.
No nosso caso, executamos banhos sonoros desde 2013, utilizando apenas instrumentos de cristal de quartzo.
Para quem é indicado
Posso listar aqui muitas situações onde um banho sonoro é muito indicado, porém todas possuem a mesma raiz: o estresse crônico e a consequente falta de relaxamento.
Assim, posso afirmar sem medo que participar de um banho sonoro tem o potencial de beneficiar qualquer pessoa. Isto porque a maioria absoluta dos seres humanos convive com um razoável grau de estresse crônico.
Esse estresse pode estar acompanhado de ansiedade, tristeza, depressão, raiva, ciúme, insônia, preocupação e tantos outros sentimentos negativos, e o banho sonoro é igualmente indicado para esses casos.
Não como uma solução, mas como um complemento. Assim, se o quadro for grave discuta a questão com o seu médico ou profissional da saúde antes de se inscrever para uma sessão.
O que acontece durante o banho sonoro?
Fisicamente o som, que é uma vibração mecânica das moléculas de ar, chega até nós de duas formas: ele entra através da pele, mergulhando em todo o nosso corpo, e penetra em nossos ouvidos, afetando o cérebro e o sistema nervoso.
Chamamos o primeiro efeito de vibroacústico e o segundo de psicoacústico.
Quando o banho sonoro é ao vivo, os dois efeitos acontecem simultaneamente, e quando é online acontece “apenas” o psicoacústico.
A coisa é tão poderosa que mesmo em banhos sonoros online os efeitos são bastante evidentes.
Eles promovem um equilíbrio entre o ramo simpático e parassimpático do sistema nervoso, que normalmente estão em desequilíbrio por causa do estresse da vida moderna, trazendo calma, silêncio interior e relaxamento.
Quais são os benefícios?
São muitos os benefícios de receber um banho sonoro, e todos derivam de um só - o relaxamento.
Relaxar profundamente significa que o corpo disparou o que é conhecido como “resposta ao relaxamento”, descoberto na década de 70 pelo médico americano Herbert Benson, que mostrou de forma científica como ativar o sistema nervoso parassimpático para promover a saúde.2
Ao participar de um banho sonoro, podemos sentir o corpo profundamente relaxado, a mente clara e certas emoções fluindo, tudo ao mesmo tempo.
Podemos nos sentir mais conectados a natureza, mais energizados e centrados. Podemos eventualmente ter insights importantes ou despertar a nossa criatividade.
De fato, trata-se de uma experiência cujos efeitos são bem palpáveis.
Porém, eles não duram muito tempo, e em algumas horas o efeito passa.
É por isso que algumas pessoas começam a frequentar banhos sonoros, porque sentem que estão melhorando em certos aspectos da vida, e participar regularmente potencializa esses pontos.
Outras se interessam em adquirir e aprender sobre os instrumentos que possibilitam que elas coloquem o som na vida diária, como por exemplo as tigelas de cristal de quartzo.
Contra indicações
São poucas, mas existem. Em geral aquelas pessoas que são excessivamente sensíveis a sons não terão uma boa experiência. Pessoas que usem aparelhos para surdez, ou que tenham tímpano perfurado também podem ter problemas. E finalmente pessoas que tenham algum tipo de metal no corpo: próteses, marca-passo, etc.
Se você fizer parte de alguns desses grupos e quiser ainda assim ter a experiência de um banho sonoro, converse com o facilitador, quem sabe os instrumentos que ele utiliza não despertarão uma resposta negativa em você
Minha experiência pessoal em executar banhos sonoros
Adoro executar banhos sonoros com a Rita, é uma atividade que me renova e rejuvenesce. Nossa sintonia fica ainda mais afinada depois de uma sessão, tanto na execução do trabalho quanto no dia a dia do relacionamento.
Em termos de esforço, executar um banho sonoro é uma tarefa relativamente grande. Mas vale muito a pena. É um ótimo exercício de atenção plena para mim. Desde separar os instrumentos em casa até retornarem em segurança.
Envolve: cuidar de toda logística, levar instrumentos de cristal super sensíveis no carro, descarregar tudo, montar o set no local, executar o banho sonoro, ao final conversar com as pessoas, desmontar o set, transportar até em casa e descarregar.
Quando tudo termina eu posso finalmente relaxar. E me permito sentir a energia circulando pelo corpo, trazendo silêncio interior, calma, tranquilidade, sensação de fluxo e alegria. Só sinto, não tento explicar.
Depois, no momento seguinte, sinto uma gratidão enorme no coração, pois tive o privilégio de tocar os instrumentos por uma hora para várias pessoas, muitas das quais não conheço, onde doei meu tempo e minha arte em tocar as tigelas.
Ofereci todo o meu amor e compaixão através da sonoridade dos instrumentos, desejando o melhor para todos eles.
Para mim, executar um banho sonoro é uma sublime experiência de estar a serviço do Bem Maior.
Que todos os seres possam se beneficiar desse som.
Que eu possa me beneficiar desse som.
O que os participantes falam
Executo banhos sonoros desde 2013. Já tocamos para muita gente, e escutamos com curiosidade e carinho os depoimentos ao final das sessões.
Um ponto em comum no relato da maioria: a necessidade de ficar mais em silêncio. Alguns compartilham a experiência no final, mas a maioria sai sem falar.
A maior parte relaxa profundamente, a ponto de sentir que estacionam numa espécie de “limbo” - não estão dormindo, mas parece que estão; e também não estão acordadas, pois de vez em quando sentem alguns estímulos externos.
Muitos dormem, permitindo um sono regenerativo.
Alguns tem visões. Veem cores, formas, geometrias. Outras se emocionam, ora porque viajam para a infância, ora porque vão para lugares onde viveram uma alegria imensa.
É comum o relato de dores que desapareceram. Menos comuns são os relatos de dores que surgiram durante o banho sonoro, mas eu já fui testemunha de alguns.
Não estou afirmando com isso que o som cure a dor, mas apenas que ele modula (afeta) os receptores nervosos da dor naquele momento.
Porque eu acho que você deveria experimentar um banho sonoro
Eu disse acima que eu acredito que todos deveriam ter uma experiência de receber um banho sonoro bem-feito na vida, e isso inclui você, meu leitor.
Digo isso porque o som é uma medicina maravilhosa, que sempre me fez muito bem. Sou testemunha viva do que o som pode fazer com uma pessoa.
Além de ser a testemunha em primeira mão da minha própria transformação, já ouvi relatos de centenas de pessoas sobre os efeitos benéficos do som das tigelas de cristal.
Por isso eu desejo que você experimente. Para que você também receba todos os benefícios que ele tem para te oferecer.
Conclusão
Quando toco as tigelas de cristal e os outros instrumentos em um banho sonoro, faço isso em primeiro lugar para mim mesmo.
Estou ali praticando a atenção plena, atento para que as transições entre os instrumentos ocorram na maior harmonia possível, e isso me beneficia enormemente.
Além disso, sou eu quem recebe as vibrações no corpo em primeiro lugar, simplesmente pelo fato de que os instrumentos estão mais perto de mim.
Isso tem um significado enorme, já que os instrumentos que toco para oferecer algo de valor para as outras pessoas estão me ajudando de volta. Assim eu pratico o princípio #3 da cura das atitudes: “Dar e receber são a mesma coisa.”
Tocar em um banho sonoro é uma das formas em que eu pratico expandir a compaixão, direto do meu coração para o coração de cada participante:
Que esse som seja a causa da sua felicidade.
Que esse som seja a causa da minha felicidade.
É uma das formas que encontrei de me colocar à serviço: “Eu estou aqui só para ser verdadeiramente útil” vem de uma oração que utilizo sempre que vou tocar e que reflete bem esse espírito de doação incondicional.
Com Amor,
Luiz Pontes
Como se engajar
Se você gostou da proposta do banho sonoro e quer saber mais, ou quer levá-lo na forma presencial ou online para a sua comunidade, empresa ou para você mesmo, entre em contato comigo enviando um e-mail para contato@luripontes.com.br.
Segue um pequeno “tira gosto” para que você possa apreciar o poder de um banho sonoro. Use fones de ouvido, de preferência os de boa qualidade, que cobrem a orelha toda, e reserve um tempo sem ser interrompido.
Boa jornada!
🎁Porque você deveria assinar Uma Vida Plena
Pra cultivar mais paz interior no meio do caos;
Pra lembrar que tem escolha, mesmo quando parece que não;
Pra receber muita informação relevante sobre som & música;
Pra sentir que você não está só nesse caminho;
Pra receber textos que tocam fundo, de forma simples e prática;
E porque é gratuito — chega toda quinta cedinho na sua caixa de entrada.
Caso queira falar comigo, envia um e-mail para contato@luripontes.com.br .
Clique aqui para meu perfil no Instagram e aqui para o Linkedin.
Mantenha-se atualizado
Nunca perca uma edição — cada novo post é enviado diretamente para a sua caixa de e-mail. Para uma experiência de leitura livre de spam e anúncios, além de recursos de áudio, vídeo e comunidade, obtenha o App Substack clicando aqui.
Para saber mais sobre a plataforma de tecnologia que alimenta esta publicação, visite Substack.com.