Nada Real Pode Ser Ameaçado: Meu Encontro com UCEM
Um Curso em Milagres: o sistema de pensamento que me ajudou a lembrar que a paz interior não depende do mundo
Posso dizer que esse livro foi o início da minha transformação espiritual mais profunda.
Antes do Curso eu via o mundo de uma forma, depois de conhecê-lo eu passei a ver o mundo com outros olhos, com uma nova mente.
Isso não quer dizer que as coisas ficaram fáceis, ou que ele é uma panaceia que tudo resolve. Longe disso, Um Curso em Milagres, que a partir de agora eu chamo de UCEM, é apenas mais um curso, com um currículo muito objetivo: ensinar o perdão e nos relembrar da nossa natureza una, que é o amor.
Ele chegou na minha vida uns meses antes de eu conhecer a Rita, como um manuscrito em Português que começou a circular no “grupo da Lapa”, um coletivo que se reunia para estudar e praticar temas espirituais na década de 90.
De lá para cá, ele sempre esteve junto comigo, como meu Professor. Sou e sempre serei um estudante de UCEM.
Assim, vou apresentar UCEM para vocês, sob a minha ótica de estudante. Existem vários grupos que estudam o livro ao redor do mundo, cada um com a sua peculiaridade. A forma como enxergo o caminho proposto por UCEM é moldado pela minha experiência prática com a cura das atitudes.
O que é
Para começar o nosso bate-papo de apresentação de UCEM, nada melhor do que a própria introdução do livro:
“Este é um curso em milagres.
É um curso obrigatório. Só o momento em que o fazes é que é voluntário.
Ter livre-arbítrio não significa que possas estabelecer o currículo.
Significa apenas que podes escolher o que queres aprender em determinado momento.
O curso não pretende ensinar o significado do amor, pois isso está além do que pode ser ensinado.
Ele pretende, no entanto, remover os bloqueios à consciência da presença do amor, que é a tua herança natural.
O oposto do amor é o medo, mas aquilo que tudo abrange não pode ter opostos.
Este curso pode, portanto, ser resumido muito simplesmente da seguinte forma:
Nada real pode ser ameaçado.
Nada irreal existe.
Nisso está a paz de Deus.”
“Este é um curso em milagres”.
Ele é “um” porque é um dentre os muitos caminhos que existem. É um “curso” porque tem um currículo estruturado que ensina um sistema de pensamento baseado no amor e no perdão através da aplicação prática dos conceitos no dia a dia. E faz isso através de “milagres”, que são as mudanças de percepção e comportamento que acontecem na sua vida quando, por exemplo, você perdoa alguém.
O seu currículo inclui a introdução, desenvolvimento teórico e a prática de conceitos psicoespirituais muito poderosos, cujo objetivo é nos ensinar a remover os bloqueios à presença do amor que já somos.
UCEM trabalha com uma filosofia não dual que afirma que o mundo é uma criação da mente, um sonho criado pelo ego (medo). Como um lugar de sofrimento, o mundo é baseado em um sistema de pensamento que não se sustenta, e que pode ser desfeito com a prática de exercícios para transformar a forma de pensar.
O retorno ao amor é o completo desfazimento do ego. Por isso o primeiro princípio da cura das atitudes é “a essência do nosso ser é o amor”.
O livro de exercícios é o mapa no qual o estudante se baseia para mudar a sua mente, no sentido de desfazer tudo aquilo que foi construído em um passado de sofrimento e trauma. Aos poucos e de forma magistral, eles nos levam a iniciar o processo de desfazimento das nossas crenças, opiniões, vícios, julgamentos, falta de fé e todas as outras coisas que nos atrapalham.
É um livro que muitas pessoas consideram denso, e é muito comum que ele fique na estante por muito tempo, até ser colocado em prática.
Isso porque talvez o preconceito seja grande, uma vez que os termos utilizados remetem à fé cristã, como por exemplo a palavra “milagres”. Muitas pessoas “torcem o nariz” ao ler o título do livro, sem antes compreender que ele ensina uma das coisas mais importantes para a nossa vida moderna: o perdão.
Acham que é um livro religioso. Não, ele é universal. Atende a todos, até mesmo os ateus que acreditam no amor. Quando suspendemos o julgamento, permitimos ser surpreendidos, ficamos mais curiosos e abertos e é aí que os ensinamentos de UCEM encontram um campo fértil.
Como nasceu
No final da década de 1950, a psicóloga Helen Schucman foi trabalhar no Departamento de Psicologia da Universidade Columbia de Nova York, cujo chefe era William “Bill” Thetford. Os dois não se entendiam, eram extremamente competitivos e brigavam muito.
Helen era ateia e não acreditava em nada, e alguns anos antes começou a ter visões e sonhos estranhos, que ela não contava para ninguém. Além disso, ela ouviu uma voz que disse: “Esse é um curso em milagres, por favor tome nota”. Achou que estava enlouquecendo, principalmente quando a voz se identificou como Jesus e começou a ditar palavras que ela deveria escrever.
No trabalho, continuava no mesmo relacionamento conflituoso com Bill. Foi quando ele chegou e disse, sem saber de nada que estava acontecendo com ela: “Tem que haver um outro jeito de nos relacionarmos, que seja mais colaborativo.”
Foi quando ela sentiu que poderia abrir seu coração para Bill, e contar tudo o que estava acontecendo e como aquilo estava lhe afetando. Foi um bálsamo para ela, que pôde enfim compartilhar um evento tão íntimo e difícil com alguém.
Ele disse: “Vamos fazer assim: você toma nota em forma taquigráfica e eu passo a limpo escrevendo. Fica só entre eu e você. Se for bom, publicamos. Se não, rasgamos e jogamos fora”.
Começou então um processo colaborativo que começou em 1965 e terminou em 1972. Foi assim que UCEM nasceu para o mundo. Não foi um processo fácil - Helen quis parar diversas vezes mas a colaboração com Bill foi determinante para que a tarefa fosse completada em 7 anos.
Livros
Originalmente eram 3 livros: o livro texto com 720 páginas, o livro de exercícios com 365 exercícios e o manual do professor, um aprofundamento de termos. Atualmente esses três livros são encadernados juntos, em apenas um volume.
Hoje, já traduzido para dezenas de línguas, UCEM é uma referência da espiritualidade contemporânea, porque une conceitos muito profundos e consistentes com a prática diária, a única forma de transformar a forma de pensar e ver o mundo.
Muitas pessoas começam pelo livro texto, o que na minha opinião tem um alto risco de abandono e retorno para a estante.
Já se você começar pelo livro de exercícios, já estará praticando os conceitos. Mesmo que você ainda não os entenda, já está ali no dia a dia sentindo como é aplicar o exercício proposto.
O manual do professor é para aquela pessoa que deseja se aprofundar, que já se familiarizou com os termos, praticou os exercícios e tem um contato mais íntimo com UCEM.
UCEM deu origem a centenas ou milhares de sites, grupos de estudos e organizações religiosas e não religiosas que se espalharam pelo mundo, ajudando as pessoas a encontrarem a paz interior no meio de tanta confusão.
Minha experiência com UCEM
Minha espiritualidade comporta muitos ensinamentos, mas UCEM segue sendo uma base sólida na minha formação.
Foi a grande referência desde o início, com o grupo que criamos, eu e a Rita, logo após nos encontrarmos em Setembro de 1996. Quase de imediato iniciamos um grupo de estudos do UCEM em nossa casa com um pequeno núcleo de amigos próximos, que acontecia todos os Domingos à noite.
Estar nesse grupo todas as semanas era maravilhoso. Nós líamos um trecho do livro texto e cada um aplicava os exercícios na vida diária, usando a reunião para compartilhar como tinha sido a experiência.
Como não tínhamos uma tecnologia de facilitação de reuniões na época, elas começaram a ficar muito intelectuais, focando mais na compreensão dos conceitos do que a aplicação prática dos exercícios na vida. Isso me deixou um pouco incomodado, e iniciei uma busca por algo que pudesse dar mais prática ao que estávamos fazendo.
Foi quando chegou a cura das atitudes. Eu estava buscando alguma metodologia que usasse os conceitos de UCEM na prática, e logo encontrei a cura das atitudes. Essa história você pode conferir em detalhes aqui.
As reuniões continuaram focando no estudo do UCEM, agora usando a tecnologia da cura das atitudes. Foi uma verdadeira bênção para o nosso grupo, pois agora a teoria e a prática estavam equilibradas.
Agora vou deixar alguns trechos aqui para você conhecer um pouco mais da linguagem de UCEM.
Para finalizar
Quando UCEM toca o nosso coração e decidimos conhecê-lo melhor, iniciamos uma jornada de autoconhecimento cheia de desafios. Não é nada fácil entrar em contato com um sistema de pensamento tão diferente, que coloca a realidade na nossa frente, para escolhermos o que queremos ver. Afinal, o que é real e o que é irreal?
Quando estamos diante daquelas situações complexas de relacionamentos com pessoas, organizações ou eventos que muitas vezes (ou quase sempre) a vida nos impõem, temos a oportunidade de colocar em prática o que UCEM sugere com o objetivo de ver se funciona para nós.
Se você for disciplinado e seguir a receita proposta pelo livro de coração aberto, com certeza será transformado, como eu fui e continuo sendo.
Experimente! Você pode adquirir o livro pela Amazon em formato impresso ou Kindle.
Com Amor,
Luiz Pontes
PS: Se você chegou até aqui, considere deixar um comentário sincero à respeito do que sentiu lendo o texto. Você não faz ideia de quanto isso é importante para mim. Valeu!!
🎁Porque você deveria assinar Uma Vida Plena
Pra cultivar mais paz interior no meio do caos;
Pra lembrar que tem escolha, mesmo quando parece que não;
Pra receber muita informação relevante sobre som & música;
Pra sentir que você não está só nesse caminho;
Pra receber textos que tocam fundo, de forma simples e prática;
E porque é gratuito — chega toda quinta cedinho na sua caixa de entrada.
Caso queira falar comigo, envia um e-mail para contato@luripontes.com.br .
Clique aqui para meu perfil no Instagram e aqui para o Linkedin.
Mantenha-se atualizado
Nunca perca uma edição — cada novo post é enviado diretamente para a sua caixa de e-mail. Para uma experiência de leitura livre de spam e anúncios, além de recursos de áudio, vídeo e comunidade, obtenha o App Substack clicando aqui.
Para saber mais sobre a plataforma de tecnologia que alimenta esta publicação, visite Substack.com.